468x60

Tadao - O Japonês das sensações!

4 de abril de 2011
Oi gente!

Acho que todo mundo já sabe que estou fazendo o meu projeto de diplomação, e que é o projeto de uma igreja, e durante as minhas pesquisas para fazer o projeto, usei como referência um arquiteto que gosto muito e é dele que vou falar hoje!

Tadao Ando
Um dos mais reconhecidos arquitetos Japonêses, Tadao Ando nasceu em 1941, e desenvolveu uma carreira de renome no Japão, onde também é professor emérito da Universidade de Tóquio.
Autodidata, Tadao trabalhou como caminhoneiro e lutador de Box antes de descobrir seus verdadeiros talentos arquitetônicos, quando em 1969, após viagens pela Europa e América do norte, funda a firma Tadao Ando Architects & Associates, em Osaka, o fato de ser autodidata é o que chama a atenção da crítica e empurra sua carreira, o levando 1995 a receber o Prémio Pritzker.
Em suas obras monásticas, podemos definir o espaço como puro, procurando criar uma forma de protesto contra a ferramenta da economia e do conforto material em que se encontra a arquitetura contemporânea, dando espaço a sentimentos como raiva e tristeza, fazendo assim uma critica social e da emoção humana. 
Tadao trabalha com as formas geométricas da forma mais simples possível e se restringe ao uso dos matérias, assim cria uma ar austero e impregna o  espaço com uma tensão tranqüila.

E como o meu objeto é uma igreja, vou mostrar para vocês dois projetos desse gênio das sensações!

Igreja da Água


Localizada numa planície no Japão, a Igreja da Água tem uma planta simples, onde de dois quadrados de diferentes tamanhos são sobrepostos, onde uma das fachadas foi colocada de frente para um lago artificial. Um declive do terreno chega até o volume menor, onde está um espaço fechado superiormente por vidro, dando vista para o céu, e que possui quatro grandes cruzes dispersas em quadrado, que quase se tocam nos eixos horizontais. Nesse ponto, o visitante desce uma escura escadaria, emergindo na parte posterior da igreja. A parede por detrás do altar feita toda em vidro proporciona um panorama do lago, no qual o grande crucifixo surgi da superfície de água. 



Igreja da Luz


Em um suburbio residencial é que está localizada a Igreja da Luz, que possui uma volumetria muito simples, onde um grande retângulo é atravessado por um plano a um ângulo de 15 graus, dividindo os espaços e criando um hall que dá acesso a nave da capela. Ao inserir uma abertura no fundo, por onde a luz penetra no ambiente, Tadao se utilizada da iluminação para criar um efeito dramático, atingindo o objetivo norteador do um projeto essencialmente minimalista.


Então é isso, espero que tenham gostado!
Desculpa não ter postado ontem, mas eu estava viajando, mas eu prometo que semana que vem tem devocional no domingo!
Bjoss e até amanhã!

1 comentários:

  1. Tadao é superrr legal! Essa igreja incrível! Excelente referência!!

    bjs

Postar um comentário