468x60

O Grande Arquiteto Lelé!

28 de março de 2011
Hoje eu vou falar da minha fonte de inspiração arquitetônica, vou falar de um arquiteto que muita gente não conhece, mas que na minha opinião é o maio arquiteto brasileiro e que tem uma importância não somente plástica e estilística, mas também para a história da tecnologia da construção, o nome dele é: João Filgueiras Lima, vulgo Lelé!

Nascido no Rio de Janeiro em janeiro de 1932, cuja a obra é especialmente conhecida pelo seu trabalho como arquiteto junto a Rede Sarah de hospitais.
Formou-se arquiteto pela UFRJ em 1955 e recebeu influência de Oscar Niemeyer e Nauro Esteves, se para Brasília ainda recém-formado, em 1957, ano em que foi iniciada a implantação do plano piloto de Lucio Costa, onde também colaborou com Niemeyer, trabalhou na UNB entre 62 e 65. A necessidade de racionalização na construção de Brasília, despertou em Lelé o interesse na tecnologia de racionalização do uso do concreto armado, levando-o ao leste europeu para conhecer as tecnologias de construções pré-fabricadas aplicadas em países como União Soviética, Tchecoslováquia e Polônia, em meados da década de 1960.
A obra arquitetônica de Lelé caracteriza-se especialmente pela busca da racionalização e da industrialização da arquitetura. Durante sua trajetória chegou a propor métodos e processos de pré-fabricação de elementos construtivos inéditos no país, sendo inclusive dono de uma fábrica de pré-fabricados (a qual não mais existe). A forma como a argamassa armada, em especial, e o aço foram explorados em sua obra também é fato revelador de tal preocupação.
Atualmente Lelé atua como diretor do Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS), onde desenvolve os projetos e a execução dos novos hospitais da rede. Trabalhando para a CTRS, também desenvolveu projetos de mobiliário hospitalar, entre os quais destaca-se uma cama-maca móvel utilizada bastante pelos hospitais da rede.

O que eu  acho mais impressionante na obrra dele, é que ele pensa sustentabilidade e conforto ambiental a mais de 50 anos, coisa que só agora com aquecimento global e essas mudanças climáticas que as pessoas realmente tem levado a sério, além do uso de pré-moldados e de argamassa armado, sistema que ele ajudou a aprimorar, e que tem um desperdício minimo, além de permitir com que a fase de construção seja rápida e respeite os prazos!
Lelé também pensa os espaços como um todo, não só com relação a arquitetura, mas também com relação a moblilha e decoração!
Além de ser um velhinho extremamente simpático!

Mas o que eu queria mostrar para vocês, é o projeto de uma casa que ele fez para um amigo dele e que fica aqui em Brasília!


Eu visitei essa casa em 2008, junto com o meu pai que foi lá tirar umas fotos da casa para uma revista, a pedido do próprio Lelé!
A casa tem planta térrea com 400m², onde se distribuem 3 suites, uma biblioteca/brinquedoteca, sala integrada com a cozinha, lavabo, sala de TV, área de serviço, varanda com piscina, um mirante e um espelho d'água.


A Casa tem estrutura metálica, e vedação em argamassa armada e vidro. 

O aproveitamento da água da chuva é feito através de viga calha e por dentro dos pilares e essa água é utilizada nas descargas e para molhar as plantas.



Os espaços são integrados para que possa haver maior circulação do ar, e o espelho dágua funciona como um controlador de umidade interno.



Sem contar a vista maravilhosa!

Era isso que eu queria mostra p/ vocês!
Aproveitem!
Bjosss

 


3 comentários:

  1. Jaqueline Miranda disse...:

    Nossaaaa que lindoooo! Eu tô no primeiro semestre de arquitetura, moro em Brasilia e só agora tô sabendo da existência dessa casa! *-* Meus professores também adimiram muito o Lelé , rsrsrs acho que eu tô começando adimirar também *-*

  1. Anônimo disse...:

    jaqueline miranda bu tem razon el e bom pa filme

  1. LUIZA,
    ADOREI AS IMAGENS!!! ESTOU FAZENDO MEU MESTRADO FALANDO SOBRE A INDUSTRIALIZAÇAO NA OBRA DO LELÉ. CONCORDO COM VC ELE É HOJE NOSSO GRANDE MESTRE DA ARQUITETURA. ESPERO EM BREVE PODER VISITAR NOVAMENTE BRASILIA E AI CONHECER ESSA CASA MARAVILHOSA. ROBERTO PINHO É UM HOMEM GENIAL A HISTORIA DO LELÉ É MUITO MARCADA POR ESSA AMIZADE.
    PARABENS!

    AM

Postar um comentário